segunda-feira, 2 de junho de 2008

Uma vida construída em Floripa

Margareth Gonçalves, gaúcha de 43 anos mora em Floripa desde 1986, Coqueiros foi o bairro escolhido por ela e pela família. A Expedição do Fotografe Floripa conversou a dona de casa para saber sobre a história dessa moradora da cidade, que não pretende trocar a Ilha por outro lugar.

Margareth é natural de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul casou, teve a primeira filha e em 1985 seu marido recebeu a proposta da empresa onde trabalhava para abrir uma filial na capital catarinense. A década era de expansão na construção cívil, e a empresa atendia essa área.

No início de 86 ela e o esposo vieram até a Florianópolis em busca de uma casa para morar e para Margarth conhecer a cidade. Ela recorda que já na BR ficou encantada ao ver as luzes, e principalmente a Ponte Hercílio Luz. "Chegamos de ônibus, de noite, a rodoviária era novinha, o estacionamento de chão batido ainda", lembra ela.

Na manhã seguinte, com o sol raiando ficou ainda mais deslumbrada. Conheceram alguns bairros em busca de um imóvel e escolheram Coqueiros. "É um lugar de beleza inesquecível. A possibilidade de morar numa cidade com ar puro, calmaria, e proximidade com a natureza me conquistou. Era tudo muito diferente de Porto Alegre."

Com a mudança feita chegou a hora de conhecer a nova rotina. Margareth sentiu falta do comércio diversificado como na cidade natal. Ela conta que em Porto Alegre eram várias lojas do mesmo ramo, e aqui era bem difente. Mas fica muito feliz ao lembrar que acompanhou momentos marcantes no desenvolvimento da Capital.

"Tive a possibilidade de atravessar a Ponte Hercílio luz como pedreste, vi a construção e inauguração da Ponte Pedro Ivo Campos, assim como a inauguração do Beira Mar Shopping, o que representou um avanço, uma modernização no comércio local".



Para Margareth algumas situações são curiosas, ela recorda que na década de 90 o centro de Floripa era tomado por turistas argentinos, "nos restaurantes, nas lojas, nos supermercados ouvíamos espanhol o dia todo, as praias não eram idenpendentes como atualmente, eles procuravam o centro pra tudo, hoje a concentração de turistas acontece nas praias, e agora são muito mais brasileiros do que antes".

Morando em Florianópolis há mais de 20 anos ela, o esposo e as filhas amam a cidade. "Minhas filha mais velha mora aqui desde muito pequena, e minha segunda filha nasceu aqui. Por mim fico aqui o resto da vida", animou-se ela.

Fotografe Floripa: Você gosta de fotografar? Qual seu local preferido da cidade?

Margareth Gonçalves: Ah adoro fotografia, tenho minha camera e sempre que saio para passear levo comigo. E da cidade gosto muito do centro e no Norte da Ilha estão minhas praias preferidas, principalmente de Jurerê Internacional!


Uma foto, que a Margareth fez, da praia que ela mais gosta



Amanhã entrevista com Bruno Borges, que diferente da Margareth, é de Floripa e atualmente mora no Rio de Janeiro e também adora fotografia!!

Um comentário:

Anônimo disse...

Foi um grande prazer contar a voce parte de ninha hitória de vida.
E agradeço a Deus por ter criado este paraiso na terra,


A voce muito sucesso em sua carreira,bjssss..